Com documentos e números, Secretário de Saúde Wagner Borges destaca revolução na Saúde de Vilhena em entrevista na Positiva FM
- 14 de mai.
- 3 min de leitura

Da UPA, UBS ao Hospital Regional Secretário de Saúde Wagner Borges apresentou no Programa a transformação da Saúde de Vilhena e repercussão tem sido grande após apresentação de dados.
O secretário municipal de Saúde de Vilhena, Wagner Borges, participou nesta quinta-feira, 14 de maio de 2026, do programa “Julinho Notícias”, da rádio Positiva FM 87,9 MHz, onde apresentou uma prestação de contas das ações, investimentos e avanços realizados na saúde pública do município nos últimos anos.
Durante a entrevista conduzida por Julinho da Rádio, o secretário destacou dados oficiais, documentos e relatórios que demonstram a ampliação dos atendimentos, investimentos em infraestrutura e fortalecimento da rede municipal de saúde. Em um tom tranquilo e técnico, Wagner Borges afirmou que a gestão segue trabalhando com foco em transparência, responsabilidade e melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
Entre os números apresentados durante o programa, o secretário destacou o crescimento expressivo nos procedimentos cirúrgicos realizados pelo município. Segundo os dados exibidos, Vilhena saiu de pouco mais de 4 mil procedimentos aprovados pelo SUS em 2021 para mais de 31 mil em 2025, refletindo o avanço da capacidade de atendimento da saúde pública local.
Wagner Borges também ressaltou importantes melhorias realizadas no Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, incluindo reformas estruturais no bloco cirúrgico, lavanderia, UTI, alas de internação, cozinha industrial e laboratório. O secretário informou ainda que o número de leitos hospitalares passou de 190 para 228, além da ampliação do quadro médico, que atualmente conta com mais de 140 profissionais atuando na unidade.
Outro destaque apresentado durante a entrevista foi a realização de milhares de cirurgias e procedimentos especializados, incluindo atendimentos inéditos no município, ampliando o acesso da população a tratamentos antes realizados apenas em outros centros.
Na UPA 24h, Wagner Borges destacou melhorias estruturais, investimentos superiores a R$ 2 milhões em reforma e a implantação do Protocolo de Manchester, que organiza os atendimentos de acordo com a gravidade dos pacientes. Segundo ele, a unidade realiza atualmente cerca de 650 atendimentos diários.
A Atenção Básica também foi pauta da entrevista. O secretário apresentou dados sobre ampliação das equipes de saúde, contratação de novos profissionais, reformas e ampliações de UBS urbanas e rurais, além do crescimento significativo nos atendimentos realizados nos últimos anos.
Entre as obras em andamento, Wagner ressaltou a construção da nova UBS Porte V no bairro Moysés de Freitas, considerada uma das maiores unidades básicas de saúde da região Norte do país. A obra conta com recursos viabilizados pelo senador Confúcio Moura, por meio do Novo PAC, e deverá ampliar significativamente a capacidade de atendimento da população.

Durante a participação na Positiva FM, Wagner Borges também agradeceu ao prefeito Flori Cordeiro, parlamentares, equipes técnicas e profissionais da saúde que contribuem para o fortalecimento do setor em Vilhena.
Outro ponto destacado foi a chegada do Hospital de Amor – Centro de Prevenção em Vilhena, fruto de parceria entre Prefeitura, Fundação Pio XII e parlamentares, ampliando o acesso gratuito a exames preventivos e diagnóstico precoce para pacientes de toda a região do Cone Sul de Rondônia.
A entrevista teve ampla repercussão entre os ouvintes e nas redes sociais, reforçando o debate sobre os investimentos e melhorias que vêm sendo executados na saúde pública municipal. Ao final do programa, Wagner Borges reafirmou o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em continuar trabalhando pela ampliação dos serviços, fortalecimento da estrutura hospitalar e atendimento humanizado à população de Vilhena.
Fonte: Semcom | Positiva FM
Texto: Dilmar Alcântara











Comentários