top of page

Após mediação da Justiça Sintero aceita acordo e decide encerrar a greve

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 26 de ago.
  • 2 min de leitura

Em audiência de conciliação realizada na manhã desta terça-feira (26), no Tribunal de Justiça de Rondônia, o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) firmaram acordo para o encerramento da greve dos profissionais da rede de ensino. A sessão foi conduzida pelo juiz convocado Adolfo Theodoro Naujorks e contou com a presença do procurador de Justiça Ivo Scherer, representando o Ministério Público.



Durante a audiência, após exposição das propostas, o magistrado reuniu os representantes em sala reservada. O procurador do Estado entrou em contato por telefone com o governador Marcos Rocha, que sinalizou positivamente a algumas reivindicações. Com isso, os dirigentes sindicais aceitaram encerrar a paralisação, condicionando a decisão à reunião com a categoria.


O acordo prevê a implantação de auxílio-alimentação no valor de R$ 500 e de auxílio-transporte de R$ 200 para servidores que recebem até quatro salários mínimos. O Governo se comprometeu a enviar o Projeto de Lei à Assembleia Legislativa até o fim de setembro.


Também ficou acertado que continuarão as negociações sobre a progressão funcional dos técnicos de nível 1 e 2 e a titulação de especialistas, mestres e doutores. Em contrapartida, o Sintero garantiu o retorno imediato às atividades nesta quarta-feira (27) e assumiu o compromisso de não deflagrar novas greves em 2025 e 2026 com as mesmas reivindicações.


Outro ponto definido foi que não haverá desconto nos salários referentes aos dias parados. A reposição das aulas será organizada em plano a ser elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Além disso, a Justiça revogou a decisão anterior que havia determinado a suspensão da greve e estabelecido multas em caso de descumprimento.


Ao encerrar a sessão, o magistrado destacou o caráter histórico da conciliação e elogiou as partes pela disposição ao diálogo. O advogado do Sintero, Hélio Vieira, e o procurador do Estado, Thiago Alencar Alves Pereira, agradeceram pela condução do juiz, classificando o resultado como um marco para o Estado.


Assinaram o acordo a presidente do Sintero, Dioneida Castoldi, os assessores Nereu Klosinski e Márcia Cristina dos Santos, além dos procuradores do Estado Leandro Castro Souza e Thiago Pereira.



ree

Fonte: Rondôniagora

 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page