top of page

Assembleia de Rondônia aprova crédito de quase R$ 3 milhões para regularização fundiária

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 7 de jul.
  • 1 min de leitura

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana, um projeto de lei que autoriza o governo do estado a liberar R$ 2,8 milhões para a Secretaria de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat). O dinheiro será usado para legalizar terras ocupadas por famílias na Reserva Extrativista Jaci-Paraná e na região do Cone Sul de Rondônia.


Além disso, os recursos também vão servir para fazer diagnósticos ambientais, analisando como está o meio ambiente nessas áreas, como o uso da terra, a vegetação e a preservação da natureza, e para realizar um levantamento socioeconômico, que vai mostrar como vivem as famílias da região.


De acordo com o projeto, a ideia é reunir dados que ajudem a criar políticas públicas para proteger populações vulneráveis e promover o uso sustentável da área.


O trabalho começará com visitas técnicas e a aplicação de questionários em comunidades como Minas Novas, Bandeirantes, Marco 08 e Jacinópolis. Ao todo, 933 pequenas propriedades rurais serão mapeadas


A ação também prevê a criação de mapas com tecnologia de georreferenciamento, o que vai ajudar o Estado a entender melhor a ocupação da área. O levantamento vai priorizar grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência.


Outro mapeamento vai focar no Cone Sul do estado, especialmente no município de Vilhena. Nessa etapa, o projeto prevê beneficiar cerca de 5 mil pessoas com a regularização de 1,6 mil lotes rurais.


ree

Fonte: G1/RO

 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page