top of page

Ave fantasma’ é resgatada ferida em Ji-Paraná

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 25 de nov.
  • 2 min de leitura

Um urutau, popularmente chamado de “ave fantasma” ou “mãe-da-lua”, foi encontrado ferido em Ji-Paraná (RO), nesta semana. O animal estava próximo ao anel viário da cidade e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Após o resgate, a ave foi encaminhada para a clínica da veterinária do município, onde permanece em tratamento.


A expectativa é que, quando estiver totalmente recuperada, o urutau seja devolvido ao seu habitat natural.

A veterinária Rosana Pereira, que acolheu o urutau, explicou que o animal apresentava uma lesão na asa e que a equipe trabalha para evitar uma infecção. Segundo ela, o urutau passou alguns dias sem se alimentar, mas já voltou a comer normalmente. “Estou confiante de que ele terá uma melhora clínica considerável”, afirmou.


O caso chamou a atenção da equipe de resgate pela raridade com que o animal é visto. O urutau é conhecido pelo canto considerado “fantasmagórico” e pela camuflagem quase perfeita, que o faz se confundir com troncos de árvores para escapar de predadores.

De acordo com o biólogo Guilherme Marietto, a espécie pode ser encontrada em grande parte da América do Sul e também em regiões da América Central, vivendo em biomas como a Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. Ele explica que o urutau é bastante adaptável e consegue sobreviver em qualquer área florestada, exceto em locais muito frios.


Lendas e superstições.


O urutau carrega, popularmente, lendas e superstições. Há quem acredite ele carrega um sinal de má sorte.

Algumas lendas sobre o animal contam a história de um bebê que foi abandonado na floresta pela mãe, como forma de proteção contra uma doença que abateu toda a comunidade onde vivia. O canto do urutau seria o choro do bebê pela mãe.


Outras histórias são mais românticas, como a de uma indígena que se apaixonou por um integrante do povo rival. No entanto, para evitar o relacionamento da filha com o inimigo, o pai decidiu matá-lo. Impedida de viver o romance, a jovem fugiu e se transformou em uma ave que chora todos os dias a perda do grande amor.


ree

Fonte: Ji-paraná Notícias

 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page