Bolsonaro será julgado por anunciar apoio do governador de Rondônia e outros durante a campanha
- norte brasil
- 10 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Segundo o Conjur, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá deliberar a partir da próxima semana sobre novas ações de investigação judicial eleitoral (Aijes) relacionadas a alegadas transgressões ocorridas durante a corrida presidencial nas eleições do ano anterior.
Na terça-feira (10/10), estão programados julgamentos simultâneos de três Aijes dirigidas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), concorrente à reeleição em 2022. Na semana seguinte, na terça (17/10), os juízes examinarão duas Aijes envolvendo o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito para o cargo no segundo turno desse pleito.
As Aijes apresentadas incluem:
Aije 0601212-32: Esta ação, instaurada pelo PDT, busca a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de seu companheiro de chapa, Walter Souza Braga Netto, com base na suposta violação eleitoral descrita no artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar 64/1990. O partido argumenta que houve abuso do poder político e uso inadequado dos meios de comunicação, alegando que os candidatos utilizaram as instalações do Palácio da Alvorada e do Palácio do Planalto para promover suas propostas eleitorais e buscar votos durante transmissões ao vivo no YouTube, financiadas com recursos públicos. O PDT destaca a transmissão realizada em 21 de setembro de 2022 na biblioteca do Palácio da Alvorada como um exemplo de irregularidade.

Por: Rondôniadinâmica











Comentários