Conheça o Zangão: Búfalo albino, raro e criado com mamadeira de leite de vaca em RO
- norte brasil
- 29 de mai.
- 1 min de leitura
Com mais de uma tonelada, pelagem parcialmente branca e temperamento dócil, Zangão, búfalo que nasceu em uma propriedade rural de Rondônia, tem uma característica rara: é albino. O g1 conversou com especialistas que explicam a causa genética que dá essa característica ao animal.
Zangão é exibido na 12ª Rondônia Rural Show, uma das maiores feiras agropecuárias da Região Norte. Um cartaz ao seu lado conta que no ano de 2017, em uma fazenda de Presidente Médici (RO), nasceu um búfalo diferente de todos: preto com manchas brancas. Rejeitado pela mãe, ele foi criado pelo dono da propriedade, André Bispo, com mamadeira de leite de vaca e muito carinho.
O animal é fruto de uma cruzamento entre duas raças: mediterrâneo e murrah. Além das partes despigmentadas no corpo, ele possui olhos brancos que são sensíveis à luz.
Possíveis causas e efeitos
De acordo com Maria Cecília Florisbal, pesquisadora doutora em Medicina Veterinária com ênfase em produção de bubalinos e bovinos, é possível (mas raro) encontrar búfalos com albinismo total ou parcial.
Essa condição é causada por uma mutação no gene da tirosinase, que é uma enzima essencial para produzir melanina, o pigmento que dá cor à pele, aos olhos e aos pelos.

Fonte: G1/RO











Comentários