top of page

CORONEL CHRISOSTOMO: Queimadas em RO gera preocupação com a saúde por aumentarem 183% em 2024 e elevam poluição do ar a níveis recordes

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 10 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Com a seca que afeta a região, os focos de incêndio têm se espalhado rapidamente, atingindo níveis recordes e colocando Porto Velho como a cidade com o ar mais poluído do Brasil.

Por Gabinete Coronel Chrisóstomo - 20

ree


ree
Foto: Prevfogo/Divulgação

O estado de Rondônia enfrenta uma grave crise ambiental e de saúde pública devido ao avanço das queimadas, que registraram um aumento de 183% nos primeiros sete meses de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Com a seca que afeta a região, os focos de incêndio têm se espalhado rapidamente, atingindo níveis recordes e colocando Porto Velho como a cidade com o ar mais poluído do Brasil.

Segundo dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2024, Rondônia viu um aumento expressivo nas queimadas, com Porto Velho e Nova Mamoré liderando o número de focos, registrando 265 e 191 ocorrências, respectivamente. Esse cenário agravou a poluição do ar, que já alcançou o pior nível dos últimos 19 anos, gerando preocupação com a fauna e a flora, mas principalmente com a saúde da população.

Diante dessa situação alarmante, o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados convocando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para prestar esclarecimentos sobre a ineficiência do governo federal e quais as ações que serão adotadas para combater as queimadas. Segundo o parlamentar, a responsabilidade pela escalada das queimadas recai sobre a gestão federal, é necessário que a ministra forneça explicações detalhadas no plenário da Câmara.

“A gravidade dos problemas ambientais e de saúde pública causada pelos incêndios, somada ao impacto significativo sobre a qualidade do ar e a vida da população local, torna imprescindível que a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, esclareça as medidas que estão sendo tomadas para enfrentar essa crise”, declarou Coronel Chrisóstomo.

Agora, a convocação de Marina Silva depende da aprovação da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Se aprovada, a ministra será obrigada a comparecer ao plenário para detalhar as ações do Ministério do Meio Ambiente frente à crescente poluição do ar e ao avanço das queimadas que assolam Rondônia e outros estados da Amazônia Legal.


ree
ree
ree
ree

 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page