top of page

Câmara aprova R$ 35 milhões para educação, e presidente alerta: “Não basta só construir, é preciso também dar manutenção às escolas que já funcionam”

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

A Câmara de Vereadores de Vilhena aprovou, nesta quinta-feira (03), durante a 4ª Sessão Extraordinária de 2025, o Projeto de Lei nº 7193/2025. A proposta autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, com garantia da União, no valor de até R$ 35 milhões. Os recursos serão destinados exclusivamente à construção, reforma e ampliação de unidades escolares, modernização da gestão pública, investimentos em saneamento básico e infraestrutura.


O presidente da Câmara, vereador Dr. Celso Machado, destacou a importância do projeto, considerando a atual demanda na educação municipal. “Vilhena tem hoje cerca de 500 crianças na fila de espera por uma vaga. Ontem, aqui na sala de comissões, a equipe técnica da Secretaria de Educação nos apresentou as escolas que serão ampliadas e os locais onde serão construídas novas creches e escolas. Apesar de eu discordar da ausência de unidades nos bairros Barão III e Cidade Verde, confio na competência da equipe técnica da Semed, que estudou esse projeto com seriedade”, afirmou.


Apesar do apoio à proposta, Celso fez ressalvas quanto à situação estrutural de algumas unidades escolares já existentes. “Tem um ponto em que eu discordo: não se pode apenas construir novas escolas quando muitas das que já funcionam estão em condições precárias. Vejo escolas com pintura pela metade, pisos quebrados. Estou visitando essas instituições, ouvindo diretores e professores, e o que eles relatam é a falta de manutenção. Ou seja, estamos ampliando, mas antes de construir novas unidades, precisamos cuidar do que já temos, e isso não está sendo feito. Isso me preocupa muito”, enfatizou o parlamentar.


O presidente do Legislativo municipal também alertou para a necessidade de planejamento em relação aos recursos humanos. “Se vamos ampliar as escolas, consequentemente precisaremos aumentar o número de professores, cuidadores e demais profissionais da educação. Espero que a Secretaria de Educação apresente um plano detalhado de como isso será feito, principalmente em relação à manutenção das escolas que já existem e que precisam de atenção urgente”, concluiu.



ree

Redação

 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page