De Rondônia para o Brasil: o casal que transformou o café em arte e coleciona prêmios nacionais
- norte brasil
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Na zona rural de Cacoal (RO), um pequeno pedaço de terra esconde um verdadeiro tesouro cultivado com amor, tradição e profundo respeito pela natureza. É lá que a família Alves da Luz transformou décadas de dedicação em um dos cafés mais premiados do Brasil. Só em 2024, foram quatro reconhecimentos nacionais, incluindo prêmios de qualidade e sustentabilidade na produção.
Com 38 anos de experiência no cultivo do grão, o casal João Alvez e Nilcineia da Luz começou a apostar na produção de cafés especiais em 2016, decisão que mudou a história da família e elevou o nome de Rondônia no cenário nacional. Desde então, não pararam mais: são inúmeros prêmios regionais e nacionais conquistados, fruto de um trabalho minucioso e sustentável.
Com a marca em homenagem ao sobrenome da família, João e Nilcineia oferecem quatro tipos de café: fermentado, natural, tradicional de torra média e de torra escura. Este último possui um sabor mais encorpado e amargo, para atender ao gosto específico de clientes.
Mas segundo o produtor João, todos possuem a mesma qualidade, já que cada detalhe na produção é pensado para garantir excelência no sabor.
“O diferencial é o modo que a gente trabalha desde o plantio até o produto final. Os grãos são selecionados à mão, e a fermentação é feita na sombra, em terreiros suspensos. Tudo isso agrega muita qualidade”, explica João.
Na produção da linha especial de cafés, tudo é feito artesanalmente e por mãos da própria família: o casal, a filha e o genro. A dedicação é total e, por isso, a produção se mantém limitada, com cerca de 30 sacas por ano, priorizando sempre a excelência.

Fonte: G1/RO











Comentários