top of page

Eclipse solar em Rondônia: que horas começa, como observar e posso tirar foto com o celular?

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 12 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Um eclipse solar está previsto para acontecer no sábado (14) e os moradores de Rondônia serão privilegiados com a vista. No entanto, é importante ter cuidados com a visão e também com aparelhos celulares ao tentar observar ou registrar o evento astronômico.


De acordo com o professor doutor e integrante do grupo de astronomia do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Fernando Dall'Igna, o eclipse solar acontece quando a Lua se alinha perfeitamente entre a Terra e o Sol. Em Rondônia, cada localidade poderá observar uma porcentagem do eclipse.


Em Porto Velho, por exemplo, no auge do fenômeno está previsto 78% do sol sendo coberto pela lua, criando o formato de uma lua minguante brilhante no céu, afirma o professor.


Qual horário será possível observar?

Conforme Fernando Dall'Igna, os s rondonienses poderão observar o fenômeno a partir das 13:43h (horário local), quando ocorrerá o primeiro contato entre os astros. A partir desse momento, a Lua começará a avançar gradualmente na frente do Sol, o que é chamado de eclipse parcial.


A duração total do eclipse solar será pouco mais de três horas, com o ápice previsto para cerca das 15:21h (horário local), quando a Lua estará mais próxima do centro do disco solar.


Para observar o fenômeno com segurança, é fundamental utilizar óculos especiais e evitar olhar diretamente para o fenômeno, explica o doutor. O uso de óculos solares comuns não são recomendados.


A fase do eclipse total, que é quando surge um anel brilhante em torno da Lua, também chamado de 'anel de fogo' não será possível observar em Rondônia. O evento voltará à fase parcial e o último contato, quando a Lua deixará de cobrir o Sol, acontecerá por volta das 16:45h.


Excesso de nuvens no céu ☁️

Apesar de Rondônia estar localizado em um ponto geográfico favorável para observar o fenômeno, Fernando Dall'Igna explica que o excesso de nuvens pode comprometer a observação do eclipse solar.

"No mês de outubro temos uma média de 80% de cobertura de nuvens no céu. Isso pode comprometer, um pouco, a observação", afirma.


Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão para o sábado (14), é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora do dia.



ree


G1/RO








 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page