top of page

Entenda por que as cobras estão aparecendo com mais frequência nas zonas urbanas de RO

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 30 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Queimadas, elevação da temperatura, construções próximas à região de mata e a busca por uma presa, são fatores que ajudam a explicar as aparições frequentes de cobras em áreas urbanas das cidades de Rondônia, explicam especialistas.


No início de setembro, uma jiboia de mais de 2 metros assustou uma moradora de Cacoal (RO). A serpente estava no armário da cozinha. Na mesma semana, uma outra jiboia também fez uma visita para os clientes de um supermercado de Pimenta Bueno (RO).

No entanto, o passeio dessas cobras não durou muito tempo, já que equipes do Corpo de Bombeiros foram chamadas para fazer a captura dos animais e devolvê-las à natureza.


Migração

Um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de cobras em ambientes urbanos, é a migração desses animais por causa da destruição do seu habitat natural durante o 'inverno amazônico'.


Por esse motivo, as cobras buscam lugares secos para se abrigar e se durante a busca, elas sentirem o cheiro de alguma presa, isso se torna mais um motivo para que elas aparecerem em zonas urbanas e busquem abrigo em residências.

"Uma jiboia é uma cobra que não tem veneno, mas ela vem pra área urbana atrás de alimento, porque nesse caso pode ser roedores ou até mesmo pássaros", Algumas aves que fazem parte da alimentação", explica o professor e biólogo Flávio Terassini.


Espécies

De acordo com Flávio Terassini, quase 450 espécies diferentes de serpentes vivem no Brasil e dessas, 65 tem veneno. Já no estado de Rondônia, 120 cobras diferentes vivem no estado e dessas, 12 tem veneno.

"Elas estão aí na natureza se alimentando de alguns animais e sendo alimento de outros animais. Alguns gaviões se alimentam de cobras, alguns mamíferos como a mucura, há alguns sapos comem filhotes de cobra, enfim, então elas são a base da cadeia alimentar, servindo de alimento para alguns animais e se alimentando de outros" diz Terassini.



ree

G1/RO

 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page