top of page

Governo Federal investe 7 milhões de reais para implantar residências em saúde em 4 municípios de Rondônia

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • 12 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Governo Federal investe 7 milhões de reais para implantar residências em saúde em 4 municípios de Rondônia


O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira no Diário Oficial da União portaria que contemplou os municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Mora, Espigão d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste com 62 bolsas anuais para profissionais de saúde cursarem residência em Saúde da Família nas unidades de saúde das 4 cidades.


Os programas de residência tem duração de 2 anos, dessa forma serão 124 profissionais atuando na rede de atenção básica nas 4 cidades, cada profissional receberá uma bolsa de R$ 4.106,09. O Ministério da Saúde ainda repassa para as Secretarias Municipais de Saúde R$ 1.500,00 por cada profissional residente em enfermagem e odontologia para o custeio dos programas.


Somadas as bolsas e o investimento de custeio o Ministério da Saúde investirá cerca de 7 milhões de reais anuais nos programas de residência nas 4 cidades.

As profissões contempladas são enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, fisioterapia, farmácia e educação física. O processo seletivo para os profissionais dessas áreas deve ocorrer até o mês de fevereiro e o programa inicia em 01 de março.


Todos os programas foram aprovados pelo Ministério da Educação e o financiamento pelo Ministério da Saúde, através de projetos elaborados pelo Dr Marco Aurélio Vasques para as prefeituras das 4 cidades.


A implantação das residências só foi possível porque o senador Marcos Rogério destinou emendas parlamentares em conjunto com o deputado federal Coronel Chrisóstomo para que as prefeituras arcassem com os custos de planejamento e elaboração de projetos pedagógicos necessários.


O senador também empenhou-se pessoalmente junto aos Ministérios da Educação e Saúde desde 2021 para que os municípios tivessem apoio através do Plano Nacional de Fortalecimento de Residências.


Já no atual governo federal, o senador Confúcio Moura designou pessoal do seu gabinete no senado para acompanhar a tramitação final dos processos autorizados.



Fonte: Assessoria

Comments


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page