top of page

Operação faz devassa em contratos fraudulentos envolvendo o SAAE de Cacoal; PF cumpre 20 mandados

  • Foto do escritor: norte brasil
    norte brasil
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26), a Operação Espelho de Papel, voltada ao combate a crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos, associação criminosa e lavagem de capitais. As apurações envolvem fraudes em contratos de empréstimos consignados firmados por meio de convênio entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cacoal e a Caixa Econômica Federal, operação destinada exclusivamente a servidores da autarquia.



Segundo a investigação, o caso passou a ser apurado após comunicação da instituição financeira relatando irregularidades em 9 contratos assinados entre setembro e novembro de 2022. Os vínculos funcionais eram simulados com o uso de documentos falsos, permitindo que os envolvidos se passassem por servidores do SAAE e obtivessem liberação de margens consignáveis para contratação dos empréstimos. As operações foram realizadas em agências do Distrito Federal, embora os contratantes residissem em municípios de Rondônia.


A gestão da SAAE é sob responsabilidade da Prefeitura de Cacoal.

O esquema envolvia inserção indevida de dados em sistemas de consignação, movimentações financeiras atípicas e repasses de valores a terceiros. A estimativa é de que o prejuízo supere R$ 1,2 milhão.


Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Porto Velho, Cacoal, Vilhena e Sorocaba (SP). Também houve sequestro de bens, totalizando R$ 1.291.644,71, por determinação da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia.


ree

Fonte: Rondôniagora

 
 
 

Comentários


AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
AnuncieAqui_edited.jpg
Sem título2.png
Sem título.png
Informe erro na matéria ou
envie sua sugestão de notícia

Mensagem enviada com sucesso! Entraremos em contato se for o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page