Secretário de Saúde Wagner Borges rebate críticas e garante: “Após término da reforma e ampliação da UPA, Vilhena terá o raio-X mais moderno do mundo” em entrevista na Positiva FM
- há 7 horas
- 3 min de leitura

Secretário de Saúde destaca avanços históricos, reforma da UPA e investimentos milionários na saúde de Vilhena
Durante entrevista ao Programa Julinho Notícias, da Positiva FM 87,9 MHz, o secretário municipal de Saúde de Vilhena, Wagner Borges, fez um amplo balanço das ações realizadas pela gestão na área da saúde e esclareceu a polêmica envolvendo o funcionamento do serviço de raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo o secretário, as informações divulgadas recentemente sobre a suposta paralisação dos exames não refletem a realidade dos fatos. Wagner explicou que o atendimento continua sendo realizado normalmente, enquanto a sala recebe adequações para instalação de um novo equipamento digital de última geração.
“Em nenhum momento a população ficou sem atendimento. O município continuou oferecendo o serviço de raio-X e está preparando a estrutura para receber um dos equipamentos mais modernos disponíveis atualmente”, afirmou.
Novo raio-X será referência em Rondônia
Durante a entrevista, Wagner Borges destacou que o novo aparelho foi adquirido por meio de emenda parlamentar da deputada Rosângela Donadon e investimentos da Prefeitura de Vilhena. O equipamento, segundo ele, representa um salto tecnológico para a rede pública municipal.
“O aparelho que estamos instalando é extremamente moderno. Estamos preparando toda a estrutura elétrica e física para garantir um atendimento mais rápido, eficiente e seguro para a população”, explicou.
A previsão é que a nova sala de raio-X seja inaugurada nos próximos dias, integrando o conjunto de melhorias que vêm sendo realizadas na UPA.
UPA passa por transformação histórica
O secretário também detalhou as obras de ampliação e reforma da unidade. Entre as melhorias estão:
Nova recepção para os pacientes;
Modernização dos setores de atendimento;
Ampliação da estrutura física;
Implantação da UPA Pediátrica;
Melhorias na rede elétrica;
Instalação de novos equipamentos médicos;
Construção da futura base do SAMU.
Segundo Wagner, a UPA de Vilhena já é considerada uma das mais estruturadas da Região Norte.
“Hoje contamos com sete médicos durante o dia e atendimento pediátrico em vários períodos da semana. Poucas unidades possuem essa estrutura”, destacou.
Saúde de Vilhena vive momento histórico
Durante a conversa com o apresentador Julinho da Rádio, Wagner Borges ressaltou que a saúde municipal vive um dos melhores momentos de sua história.
Entre os avanços citados estão:
Ampliação dos exames de imagem;
Realização de milhares de ressonâncias magnéticas;
Modernização dos sistemas de diagnóstico;
Reforma das Unidades Básicas de Saúde;
Ampliação das farmácias municipais;
Aumento da oferta de medicamentos;
Renovação da frota utilizada pelas equipes de saúde.
O secretário destacou ainda que pesquisas de satisfação apontam altos índices de aprovação por parte dos usuários do sistema público de saúde.
Investimentos milionários para reduzir filas
Outro anúncio importante feito durante a entrevista foi a chegada de novos recursos destinados à realização de exames e cirurgias.
Wagner informou que milhões de reais estão sendo direcionados para procedimentos especializados, especialmente cirurgias ortopédicas, consideradas atualmente um dos maiores gargalos da saúde pública em Rondônia.
“Estamos trabalhando para reduzir filas e garantir que a população tenha acesso aos procedimentos que necessita. O nosso foco é melhorar cada vez mais o atendimento”, afirmou.
“Nosso compromisso é com a população”
Ao encerrar a entrevista, Wagner Borges reafirmou que a gestão municipal continuará investindo fortemente na saúde pública.
“Sabemos que existem desafios e que a saúde nunca será perfeita. Mas também sabemos o quanto avançamos. Nosso compromisso é continuar trabalhando para oferecer um atendimento cada vez melhor à população de Vilhena”, concluiu.
A entrevista foi concedida ao vivo ao Programa Julinho Notícias, da Positiva FM 87,9 MHz no dia 22 de junho de 2026, e contou com a participação de lideranças municipais e representantes da saúde pública.
Fonte: Positiva FM
Texto: Dilmar Alcântara (Corujão)











Comentários