VÍDEO: Fernando Máximo anuncia pré-candidatura ao Governo de Rondônia durante entrevista
- norte brasil
- 29 de jul.
- 2 min de leitura
Em entrevista concedida na noite do último domingo, 27, durante transmissão ao vivo do SGC Podcast realizada na 40ª edição da Expoari, o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) confirmou que é pré-candidato ao Governo de Rondônia para as eleições de 2026. “Com certeza. Pré-candidato ao Governo do Estado. Chance grande de ser governador, de ser candidato ao governo”, afirmou Máximo, ao ser questionado diretamente pelo entrevistador sobre suas intenções eleitorais.

Ainda segundo o parlamentar, há uma segunda possibilidade em avaliação, que seria a disputa por uma vaga ao Senado Federal. Ele declarou que a definição final será tomada após “conversar com Deus” e ouvir lideranças políticas do Estado. “Estamos pedindo direcionamento de Deus, conversando com pessoas, conversando com o nosso presidente da Assembleia Legislativa, vice-prefeito, com várias autoridades do Estado todo, mas a priori o pré-candidato ao Governo do Estado de Rondônia sim”, reforçou. Ao lado de Fernando Máximo, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), também foi questionado sobre eventual candidatura. Embora negue estar oficialmente no páreo, admitiu que pode entrar na disputa, dependendo das articulações e resultados de pesquisas. “A política é como uma nuvem. Você olha agora, está de um jeito. Passaram dois, três dias e já mudou totalmente. Posso ser pré-candidato, mas num acordo”, disse. Redano declarou ainda que possui bom relacionamento com outros possíveis nomes, como Adailton Fúria, Marcos Rogério, Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves, e que tomará uma decisão “com base em diálogo e números”.
Durante a conversa, Redano criticou fortemente a criação de reservas ambientais em Rondônia, feitas por decreto em governos anteriores. Sem mencionar diretamente nomes no início, ele afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia comprovou irregularidades na instituição dessas áreas protegidas. “A CPI provou e comprovou que foi feito de uma forma totalmente irregular. Não obedeceu o devido processo legal. Não teve audiência, não teve estudos, não teve indenização”, disse o parlamentar.
Posteriormente, Redano mencionou o ex-governador Confúcio Moura ao lembrar que o decreto que criou 11 reservas foi publicado no mesmo dia em que uma lei estadual que ele propôs para impedir a criação de reservas por decreto seria promulgada. “Fiz uma lei mudando a Constituição do Estado, proibindo a criação de reserva por decreto. Nós fizemos isso numa terça-noite. Aí, no outro dia, quando seria promulgada a minha lei, o governador da época, o Confúcio, fez o decreto”, relatou.
Antes de entrar no tema eleitoral, Fernando Máximo dedicou boa parte da entrevista a destacar suas ações parlamentares em Ariquemes. Ele citou a destinação de recursos para castração de animais, regularização fundiária, aquisição de maquinário agrícola e construção de unidade de saúde. Segundo o deputado, o município de Ariquemes foi o que mais recebeu castrações proporcionalmente no estado, com 1.600 procedimentos realizados.
Fonte: Diarioro











Comentários